A importância da Contenção Ortodôntica...

O tratamento ortodôntico não termina quando o aparelho é retirado da boca, depois de fazer todas as correções, é preciso passar por uma última fase, na qual o paciente deve usar o aparelho de contenção , onde o objetivo não é mais corrigir imperfeições, mas evitar que os dentes desalinhem outra vez, o aparelho de contenção tem a função de manter os resultados alcançados, por isso, ele precisa ser utilizado pela maioria dos pacientes , estudos e pesquisas comprovam que independente da posição e do tempo de tratamento e se houve tratamento ou não , grande parte das pessoas vão observar mudanças em sua mordida ao longo da vida , então quem usa aparelho não tem muita escolha em relação ao uso da contenção.

O aparelho de contenção não é um dispositivo ativo, ele não precisa passar por manutenções para ser ajustado e exercer força sobre a dentição. Apenas permanece encaixado nos dentes para que eles continuem no lugar certo, mantendo os resultados alcançados.

Quais são os principais tipos de aparelho de contenção?

Contenção fixa

Na contenção fixa, é colado um pequeno arco metálico na face interna dos dentes, ou seja, na parte de trás , que fica em contato com a língua. Por isso, esse tipo de aparelho é totalmente discreto, uma vez que se mantém escondido na boca, mas não tem indicação para todos os casos.

Existem dois tipos diferentes de contenção fixa: a plana e a higiênica, ou modificada.

Plana: Na contenção plana, o arco utilizado é reto. Ele simplesmente forma uma linha ligando um dente ao outro. É fixado por meio de cimentação odontológica, feita em suas extremidades para que se mantenha estático.

Higiênica ou modificada : A contenção higiênica ou modificada é aquela cujo arco é dobrado compondo curvas nos vãos dos dentes. O intuito é facilitar a passagem do fio dental, no entanto, essas curvas podem favorecer o acúmulo de placa bacteriana, exigindo um cuidado maior na escovação.

Aparelho móvel também é chamado de placa de Hawley e costuma ser usado na arcada superior. Ele é uma combinação de material acrílico e metálico, encaixando-se nos dentes e no palato (céu da boca).

Contenção estética

É chamada de contenção estética aquela feita com um aparelho confeccionado em acetato, material totalmente transparente. Esse dispositivo não contém componentes metálicos, por isso, fica muito discreto na boca. Ele é feito sob medida e se encaixa com perfeição na arcada dentária, recobrindo os dentes como se fosse uma capa. Também é móvel, então, oferece conforto e cuidado para a saúde bucal do paciente.

Todos esses tipos de aparelho de contenção são eficazes e ajudam a manter os resultados alcançados com o tratamento ortodôntico. A escolha entre um ou outro depende da necessidade de cada paciente, do problema que foi tratado e das características de cada caso.

Depois de corrigir e alinhar seu sorriso, não deixe de usar o aparelho de contenção para garantir que seus dentes permaneçam na posição correta.