APNEIA DO SONO PODE SER TRATADO POR UM DENTISTA?

31/08/2020

APNEIA DO SONO PODE SER TRATADO POR UM DENTISTA?

Uma das alternativas para os pacientes que sofrem de apneia do sono é o tratamento com o dentista. Para os níveis leves e moderados, o dentista pode fazer aparelhos intraorais para abrir a passagem de ar.
A apneia do sono e o ronco são prejudiciais para a qualidade de vida., sem tratamento, os relatos de cansaço, sonolência e falta de concentração são muito comuns.

Em alguns casos, o dentista pode identificar e tratar a doença.
A apneia do sono e o ronco são distúrbios respiratórios que ocorrem por problemas que estreitam a passagem de ar pela garganta. Se a causa é odontológica, o dentista prepara uma espécie de aparelho ortodôntico que puxa a mandíbula para frente e assim a via respiratória estará liberada. Para fazer o diagnóstico e também determinar o nível da doença é preciso fazer um exame chamado polissonografia.
O exame analisa o sono e registra o número de vezes em que a pessoa pára de respirar durante o sono e a quantidade de oxigenação. Até o nível 5, a apneia é considerada normal, entre 5 e 15 é leve , de 15 a 30 é moderada, e acima disso, o quadro é grave. Quando a apneia é grave e o paciente também conta com excesso de peso, a chance de responder ao aparelho dos dentistas é muito baixa.

Nesses casos, o mais recomendado é que o tratamento seja feito com acompanhamento de um nutricionista ou endocrinologista para redução de gordura , podendo o tratamento ser mais eficaz. Vale lembrar que cada caso deve ser diagnosticado e tratado individualmente com orientação de profissionais qualificados.