Bruxismo: o que é, como pode afetar sua vida...
- BRUXISMO
O bruxismo pode ser definido como uma atividade parafuncional que inclui o apertamento ou ranger dos dentes, podendo acometer pessoas de todas as idades. Esta atividade é realizada pelos músculos da mastigação e por não apresentar nenhuma função pode trazer diversas consequências para o paciente, como lesões orofaciais, desgastes dentários, lesão periodontal, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e dor muscular.
- BRUXISMO DIURNO X NOTURNO
São dois tipos de bruxismo existentes, como o próprio nome já indica: o bruxismo diurno, que acontece quando o paciente está acordado, e o bruxismo noturno, que está ligado principalmente a um distúrbio de sono. Além da ocorrência em horários distintos, o bruxismo diurno se caracteriza pela pressão dentária (apertamento) e tem relação com fatores emocionais, como a ansiedade e o estresse, já o noturno é desenvolvido a partir do ranger dos dentes com o paciente inconsciente.
As dores de cabeça estão se tornando mais frequentes, dores musculares e no maxilar começam a aparecer, portanto procure um cirurgião dentista para entender o motivo por trás disso, pois o bruxismo pode estar fazendo parte da sua vida e você nem sabe. Além disso, cansaço e desconforto durante a mastigação também são possíveis sinais de que o apertamento e ranger de dentes estão presentes . Todos esses sintomas podem afetar a saúde, levando a perdas ósseas e desgastes dentários.
Muitas vezes o bruxismo está ligado à fatores psicológicos, como o estresse e ansiedade , o estresse hoje em dia é uma das causas mais comuns para essa condição parafuncional, devido a mecanismos centrais, o paciente tende a contrair excessivamente os músculos da face. Este comportamento é típico de quem está ansioso ou estressado, mas também pode estar presente quando estamos concentrados, realizando uma atividade que depende de muita coordenação e foco , dessa forma, quando o paciente está muito envolvido em situações desse tipo o ideal é que seja feito um acompanhamento mais específico ,dependendo do quanto o problema está afetando sua vida, é importante procurar terapia com um psicólogo.
Por mais que não haja cura para o bruxismo, há alguns tratamentos disponíveis que ajudam bastante esse problema. A melhor forma de iniciar qualquer tipo de tratamento é em primeiro lugar, identificar as causas e somente um profissional qualificado é capaz de fazê-lo. Os métodos mais utilizados para aliviar os sintomas do bruxismo normalmente são as placas ou a toxina botulínica, além da indicação de tratamento multidisciplinar, com psicólogos e terapeutas.
- PLACA DE BRUXISMO
Também conhecida como placa de mordida ou miorrelaxante, desempenha o papel de proteção sobre os dentes em relação aos movimentos, voluntários ou involuntários, provocados pelo bruxismo. O dispositivo móvel se ajusta perfeitamente sobre a superfície dos dentes e é uma placa resistente, geralmente confeccionada com resina acrílica, que fica entreposta entre as arcadas dentárias com apoio em uma delas. A placa de bruxismo traz a desoclusão dos dentes, permitindo que exista um relaxamento muscular progressivo e proteção dentária.
- TOXINA BOTULÍNICA
O bruxismo ocorre devido a uma alteração no sistema nervoso central, responsável por gerar o apertamento ou ranger dos dentes. Por isso, a toxina botulínica surge como uma excelente opção de tratamento. "A toxina botulínica age inibindo a hiperatividade de contração muscular.
Como benefícios desse tratamento, pode-se destacar o fato de ela agir independente do paciente. Isto é, como ela atua diretamente sobre os músculos envolvidos no bruxismo, o seu efeito age 24 horas por dia e impede desgastes e fraturas nos dentes. Estudos e evidências clínicas têm demonstrado significativas melhoras nos índices de dor muscular e na qualidade de sono dos pacientes tratados com a toxina botulínica .
- BRUXISMO x SENSIBILIDADE
É muito comum que pessoas com bruxismo desenvolvam sensibilidade dentária. Isso acontece porque com o apertamento ou ranger dos dentes, o esmalte sofre desgaste e fraturas que acabam expondo a dentina e desencadeando um quadro de sensibilidade. O dente fica mais enfraquecido e algumas complicações bucais podem surgir, além do terrível incômodo que acontece ao ingerir determinados tipos de alimentos.
- BRUXISMO x ENTORTAMENTO DOS DENTES
Devido a força exercida sobre os dentes durante o apertamento ou ranger , os dentes podem entortar , portanto , não espere acontecer , procure um cirurgião dentista para amenizar o problema o quanto antes .
- BRUXISMO x DESLOCAMENTO MANDIBULAR
O bruxismo pode provocar um deslocamento da mandíbula e o mais comum é quando isso acontece com o disco articular, estrutura que fica interposta entre as articulações da cavidade oral. Isso faz com que o disco se desloque para frente e causa muito desconforto ao paciente, que não consegue movimentar a boca.
- BRUXISMO x DESGASTES DENTÁRIOS
Devido o bruxismo a estrutura dentária sofre desgastes. E além da questão estética, quando isso acontece, problemas como cárie e sensibilidade dentária acabam sendo mais propícios de aparecer. Portanto restaurações diretas ou indiretas são uma boa opção para recuperar a estética e função dos dentes que sofreram desgaste .