MAU HÁLITO E AGORA?

06/11/2020

Cerca de 75% dos casos de mau hálito têm sua origem em um problema bucal. Outras causas do mau hálito são os distúrbios gástricos, infecções nos seios [maxilares/paranasais] e doença gengival grave.

O sucesso do tratamento depende da determinação de sua causa. Tão logo o cirurgião dentista determine a causa, o tratamento pode começar.

O mau hálito pode ser causado por:

• Fatores externos - alimentos, como cebola e alho, e bebidas, como café e álcool, e o fumo;

• Má higiene bucal - quando a placa bacteriana e resíduos alimentares não são completamente removidos da face dos dentes.

• Enfermidade bucal - gengivite e doença periodontal;

• Próteses totais - formação da placa e acúmulo de resíduos nas próteses, que precisam ser limpas diariamente;

• Amígdalas - as fendas (criptas) mais largas das amígdalas podem permitir que os resíduos se acumulem na área;

• Infecções do aparelho respiratório - garganta, seios [paranasais] e pulmões;

• Boca seca (xerostomia) - que pode ser causada por problemas nas glândulas salivares, medicamentos, respiração pela boca, radioterapia e quimioterapia;

• Doenças sistêmicas - diabetes, doenças renais/hepáticas, pulmonares e dos seios [maxilares/paranasais], distúrbios gastrintestinais;

Qual a relação entre doença bucal e doença sistêmica?

Pesquisas recentes sugerem que há uma relação entre doenças bucais e doenças sistêmicas (diabetes, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, infecções respiratórias, mal de Alzheimer) e outras enfermidades. Quando o tecido gengival se inflama dando origem à gengivite, mediadores inflamatórios chamados citocinas, presentes no tecido gengival, podem passar para a saliva e serem aspirados para dentro dos pulmões. As bactérias responsáveis pela periodontite também podem penetrar no sistema circulatório e deslocar-se até outras partes do corpo. As bactérias bucais podem causar infecções secundárias ou a inflamação de outros tecidos ou sistemas orgânicos do corpo.

Quem você deve consultar, se tiver mau hálito?

Primeiramente procure seu dentista, que o mesmo irá te orientar em relação ao que está acontecendo, e se necessário o mesmo irá te encaminhar para os devidos profissionais das áreas afetadas.