O QUE CAUSA O ESCURECIMENTO DOS DENTES...

29/10/2020

Sabemos que a alimentação influencia diretamente na qualidade do nosso sorriso. Para quem tem hábitos de consumir muito café, vinho, beterraba, açaí, chocolate e refrigerante saiba que são alguns dos principais alimentos que, por conta da forte pigmentação, causam manchas e escurecem os dentes.

Contudo, existe o escurecimento natural dos dentes que se dá ao longo dos anos.

POR QUE OS DENTES ESCURECEM COM O PASSAR DOS ANOS?

Os dentes ficarem mais escuros com o tempo faz parte de um processo natural. Eles sofrem uma série de alterações fisiológicas e patológicas com o passar da idade biológica o elemento dentário é formado por 3 estruturas: a polpa, a dentina e o esmalte. O que confere a cor do dente é a dentina. O escurecimento se dá pelo desgaste natural e progressivo da parte externa do dente, no caso o esmalte, inerente de idade.

Geralmente as pessoas mais velhas têm dentes mais escuros do que as pessoas jovens. No entanto, existem pessoas que, apesar da idade, têm dentes mais brancos do que as outras. "O estilo de vida de cada indivíduo pode influenciar diretamente neste processo.

ESSE PROCESSO NATURAL PODE SER REDUZIDO COM BONS HÁBITOS

Sabemos que as escolhas e os cuidados que temos com os dentes ao longo da vida caracterizam nossa saúde bucal. A boa notícia é que existem algumas medidas capazes de reduzir, consideravelmente, as chances de ter dentes escuros. Visitas periódicas ao dentista, boa higienização dental, evitar o tabagismo e alimentos ricos em açúcares ou com intensa pigmentação, são as principais delas.

MESMO COM O ESCURECIMENTO DOS DENTES, É POSSÍVEL REVERTER O QUADRO

Caso os dentes já estejam escuros, existem também possibilidades de reverter o quadro. "Pode-se fazer sessões de clareamento dental e outra opção caso o clareamento não tenha obtido o resultado desejado, é optar por procedimentos como lente de contato dental ou mesmo a faceta de porcelana.

Outros fatores que causam o escurecimento dos dentes:

1. Tabagismo;

2. Genética;

3. Acúmulo de tártaro;

4. Manchas internas (chamadas pelos dentistas de manchas intrínsecas);

5. Trauma nos dentes, que pode ocasionar na morte do nervo, resultando em uma coloração marrom, cinza ou preta.