Os perigos da utilização de carvão ativado.

06/07/2020

É uma das alternativas que muitas pessoas procuram para clarear os dentes, mas ainda não existe comprovação científica, o mesmo é utilizado para diversos fins, desde o tratamento da água até na indústria de produtos alimentícios e farmacêuticos pelo seu poder de clarificação, desodorização e purificação em alguns processos. Mas para a dentição não é recomendado pois o mesmo tem ação abrasiva e pode acarretar danos irreversíveis aos dentes como: desgaste, erosão e exposição da raiz dental.


Em 2017, a Journal of American Dental Association afirmou não haver evidências de que os produtos odontológicos com carvão ativado sejam seguros e eficazes para os dentes. A Associação Brasileira de Odontologia repudia tal uso para o clareamento dental e afirma que essas "receitas caseiras não tem capacidade de clarear os dentes".

A utilização desse produto realmente "elimina a placa bacteriana e manchas superficiais provocadas pela pigmentação de alguns alimentos. Porém, sua composição é altamente abrasiva removendo a camada superficial, arranhando e desgastando o esmalte dentário deixando-o poroso, quebradiço e mais susceptível a cáries. Essa camada de esmalte removida não tem como ser regenerada".

Portanto, não corra riscos e não acredite em tudo que está na internet. Antes de realizar uma experiência e ter resultados inesperados com a utilização do carvão ativado busque informações em fontes confiáveis e consulte um especialista.

O paciente que deseja ter dentes mais claros deve passar por uma avaliação profissional para definir o tratamento que mais se adequa a sua rotina e condição bucal.